Atendimento:      (18) 4101-2019     [email protected]


Quais os principais problemas na ventoinha do radiador?

A ventoinha é uma das principais peças de automóveis, desempenhando tarefas como resfriar o radiador e impedindo que o motor aqueça. Nesse artigo você conhece os principais problemas na ventoinha do radiador, e assim evita danos irreversíveis para o seu carango.

O que é a ventoinha do radiador?

É um elemento essencial para a refrigeração. Essa peça é incorporada ao radiador e tem como principal objetivo acelerar a passagem do ar, apressando a troca de calor. Ela funciona a partir de um motor elétrico e trabalha apenas quando é realmente necessário. Uma Peça de carro indispensável para o funcionamento do radiador e também do motor do carro. Sempre que identificar algum tipo de problema é essencial resolvê-lo o quanto antes.

Conheça os principais problemas na ventoinha do radiador

A primeira forma é identificar o mau funcionamento da ventoinha do radiador. Para isso, você deve observar o seu funcionamento. Observando inicialmente o estado do fusível do carro — você encontra a sua localização no manual do fabricante do seu carro —, caso não esteja intacto é necessário trocá-lo imediatamente.

Existem dois fios da ventoinha que são alimentados por 12 volts. Com o voltímetro do carro, observe se ambos estão com corrente. Caso o relé não apresente corrente, é sinal que o fio deve ser trocado. Mas caso o relé da ventoinha apresente tensão na execução, é sinal de que a ventoinha tem problema e precisa ser trocada.

Outro problema comum está no sensor de temperatura. Essa peça de carro realiza a leitura da refrigeração e determina exatamente o funcionamento da ventoinha. Caso o sensor não funcione, haverá um superaquecimento. Esse sensor, na maioria das vezes, está ligado diretamente  ao termostato, e a melhor forma de testá-lo é desligando os fios e depois juntando-os. Caso na junção dos fios a ventoinha do radiador volte a funcionar imediatamente, mostra que o sensor tem algum problema e precisa ser substituído.

É crucial analisar o nível do líquido de perda de calor do carro. Para fazer isso, basta observar as marcas do nível máximo e mínimo no reservatório do motor. É importante que esteja mais próximo do máximo, evitando o aquecimento do motor do veículo.

Já a ventoinha de embreagem fica fixa na ventoinha do radiador, fazendo com que ela funcione normalmente. Caso ela falhe, também precisa ser substituída.

Onde encontrar ventoinhas de radiador e outras peças de carro?

A Elecar é uma empresa que trabalha com uma enorme variedade de peças para carros. São mais de 225 mil acessórios para você deixar seu carrão com tudo em cima. E no nosso site há vários modelos de ventoinhas de radiador para seu motor não ficar mais quente que o necessário.

 

Acesse!